Velas de Barcos

ISSO Sails

DACRON

Velas cross-cut clássico feito usando tecido de dacron de qualidade superior. O tipo e o peso do material dependem do tamanho e tipo de veleiros e do uso do consumidor da vela.

DACRON TRI-RADIAL

Velas tri-radiais usando o tecido de dacron de qualidade própria para esta construção. Gramatura está ligada diretamente ao tamanho e peso do barco.

BALÃO SIMÉTRICO

Material: nylon da 0,9 oz a 1,5 oz.

Uso: vento verdadeiro: 6 – 22 nós; ângulo verdadeiro: de 110° a 180°.

DRACON WARP-DRIVE

Vantagens

  • Alta resistência aos raios UV.
  • Não propaga mofo.
  • Deformação lenta.
  • Ideal para o corte radial.
CRUZEIRO

Grande e genoa: alta durabilidade

APLICAÇÃO
DACRON
WARP-DRIVE

20 FT
6 OZ

25 FT
6.5 OZ
6.11

30 FT
7 OZ
6.11

35 FT
7 / 8 OZ
8.11

40 FT
8 OZ
8.11

45 FT
9 OZ
8.11 / 10.11

55 FT
10 OZ
10.11

65 FT
12 OZ

Velas e seus tecidos

Balões simétricos

S0

Material: ZL ou similar, Nylon 0,75 oz a 1,5 onças.
Uso: través; vento verdadeiro de 0 a 8 nós; ângulo de vento verdadeiro: a partir de 80° a 110°.

S1

Material: Nylon 0,5 onças a 0,6 onças.
Uso: Runner vento verdadeiro: a partir de 4 até 10 nós; ângulo de vento verdadeiro: a partir de 110° a 130°.

S2

Material: Nylon. 0,6 onças a 0,75 onças.
Uso: Runner; vento verdadeiro de 8 a 20 nós; ângulo de vento verdadeiro: á partir de 130° a 180°.

S3

Material: a partir de 1,5 onças de nylon.
Uso: través; vento verdadeiro: mais de 15 nós; ângulo de vento verdadeiro a partir de 130° a 160°.

S4

Material: nylon de 0,75 oz a 1,5 oz.
Uso: heavy runner; vento verdadeiro: a partir de 20 nós; ângulo de vento verdadeiro de 150° a 180°.

A0

Material: disponível tanto em painéis (ZL ou semelhante, nylon 0,75 ml a 1,5 ml) como em membranas de tecnologia (o tipo de fibra da superfície do laminado dependerá do tamanho e tipo do barco e utilização da vela).
Uso: través; vento verdadeiro: de 0 a 20 nós; ângulo verdadeiro: a partir de 50° a 130°.

A1

Material: nylon de 0,6 oz a 0,75 oz.
Use: VMG (Runner); vento verdadeiro: a partir de 4 a 10 nós; ângulo de vento verdadeiro: a partir de 100° a 120°.

A2

Material: nylon de 0,6 oz a 0,75 oz.
Uso: runner; vento verdadeiro: de 8 a 20 nós; ângulo verdadeiro: de 120° a 160°.

A3

Material: nylon de 1,5 oz.
Uso: través; vento verdadeiro: mais de 15 nós; ângulo verdadeiro: de 120° a 150°.

A4

Material: nylon de 0,75 oz a 1,5 oz.
Uso: heavy runner; vento verdadeiro: mais de 20 nós; ângulo verdadeiro de 140° a 160°.

JIB-TOP

Material: painéis ou membrana, dependendo do uso e tamanho do barco será definido o tecido e forma construtiva.
Uso: vento verdadeiro de 4 a 24 nós; ângulo de vento verdadeiro de 50° a 120°.

CODE O

O material de suporte: disponível tanto em painéis (ZL ou similar, nylon 0,75 oz para 1,5 oz) e membranas de tecnologia (o tipo de fibra e a superfície do laminado dependerá do tamanho e tipo do iate e do uso da vela).

Uso: través; vento verdadeiro de 0 a 20 nós; ângulo verdadeiro a partir de 50° a 130°.

STAY SAIL

Uso: disponível tanto com painéis (ZL ou semelhante; nylon 0,75 ml a 1,5 ml) para que as membranas de tecnologia (o tipo de fibra e a superfície do laminado dependerá do tamanho e tipo do iate e a utilização.

ALL POURPOUSE GENNAKER

Material: Nylon 0,9 onças para 1,5 onças.
Uso: vento verdadeiro de 6-22 nós com ângulo verdadeiro a partir de 100° a 150°.

DRACON CRUISER

Vantagens

  • Alta resistência aos raios UV.
  • Não propaga mofo.
  • Baixo custo.

Desvantagens

  • Deforma rapidamente.
  • Aspecto sujo com o tempo.
  • Baixa performance.
SPINNAKER E GENNAKER: ALTA DURABILIDADE E BAIXO CUSTO

APLICAÇÃO
SPINNAKER
GENNAKER

20 FT
NYLITE 60
NYLITE 60

30 FT
NYLITE 60
FIBERMAX 44

40 FT
NYLITE 60 / FIBERMAX 44
NYLITE 90 / MAXI 150

50 FT
NYLITE 90
NYLITE 90 / MAXI 150

60 FT
MAXI 150
MAXI 150 / 250

70 FT
MAXI 150
MAXI 250

Regata

GRANDE E GENOA: ALTA PERFORMANCE

APLICAÇÃO
DACRON SQUARE
CARBON SPORT

20 FT
SQ 230
CS00/05

30 FT
SQ 265
CS05/10

40 FT
SQ 340
CS10/14

50 FT
CS21/28

60 FT
CS28

70 FT

SQUARE - DACRON

Vantagens

  • Alta resistência aos raios UV.
  • Não é considerado tecido exótico (RGS).
  • Radial ou cross cut.
  • Resistência abrasiva.
SPINNAKERS E ASSIMÉTRICOS: ALTA PERFORMANCE
  • SUPERLITE 40
  • SUPERLITE 50 / ELITE 33
  • SUPERKOTE 60 / ELITE 36 / F50
  • SUPERKOTE 80
  • SUPERKOTE 90
  • SUPERKOTE 130
TECIDOS SPINNAKER

APLICAÇÃO
S1
S2
S4

20 FT
SUPERLITE 40
SUPERLITE 50
SUPERKOTE 60

30 FT
SUPERLITE 50
SUPERKOTE 60
SUPERKOTE 80

40 FT
SUPERLITE 50
SUPERKOTE 60/80
SUPERKOTE 90

50 FT
SUPERLITE 50
SUPERKOTE 80
SUPERKOTE 90/130

60 FT
SUPERKOTE 60
SUPERKOTE 80
SUPERKOTE 90/130

70 FT
SUPERKOTE 60/80
SUPERKOTE 80/130
SUPERKOTE 130/150

OPÇÕES DE VELAS GRANDES
  • TALAS CURTAS
  • FULLBATTEN
  • SQUARE TOP
  • PARA ENROLADOR NO MASTRO
  • PARA ENROLADOR NA RETRANCA
  • TRAYSAIL
FORMAS DE ARMAR
  • MACARRÃO
  • SLIDES
  • BATTENS CAR
OPÇÕES DE GENOA

Vela genoa

  • LIGHT; LIGHT/MEDIUM; MEDIUM; HEAVY.
  • REACHER STAY.
  • SAIL STORMJIB.

Formas de armar a genoa

  • FOIL
  • ENROLADOR
  • GARRUNCHO

Métodos de construção

CROSS CUT - PAINÉIS HORIZONTAIS

Vantagens

  • Tempo de produção.
  • Custo da matéria prima.
  • Preço de venda.

Desvantagens

  • Deformação prematura do tecido.
  • Aspecto.
RADIAL

Vantagens

  • Maior durabilidade que o cross cut.
  • Necessidade de tecido especial.

Detalhes de acabamento

REFORÇOS
  • Layer reto: reforço em camadas.
  • Layer redondo: reforço em camadas.
  • Radial: reforço em formato radial.

  

MACARRÃO

Vantagens

  • Baixo custo.
  • Ideal para barcos de regata.

Desvantagens

  • Requer manutenção.
  • Dificuldade de içar a vela com pouca tripulação.
SLIDE (IMAGEM)

Vantagens

  • Baixo custo.
  • Bom para lazyjack.
  • Pouco peso.
  • Fácil de manusear com pouca tripulação.

Desvantagens

  • Requer troca com o tempo.
  • Altera a forma ideal da vela (curva de testa).
  • Não funciona bem sob pressão (fullbattens).

 

CARROS RUTGERSON
  • Não requer trilho no mastro.
  • Desliza muito melhor que o slide.
  • Funciona perfeitamente sob pressão.
  • Peças leves.
  • Muito mais barato que o sistema de trilho.

  

BATTENCAR (IMAGEM)

Vantagens

  • Alta resistência.
  • Sistema roletado.

Desvantagens

  • Altíssimo custo.
  • Mão de obra para instalação.
  • Alto peso do sistema.
SISTEMAS DE TALAS
  • Ponteira de talas para testa.
  • Ponteira de talas para valuma.
  • Ponteira de talas RBS.
  • Sistema de amarrar.

   

 

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